Padrão do Golden Retriever



Golden Retriever

Caracteristicas e Informações

 10-13 anos

8

CKC, FCI, AKC, UKC, ANKC

Longo

O pelo de um Golden Retriever pode ter qualquer tonalidade de dourado ou creme, nem vermelho nem mogno. Alguns fios de pêlo branco são permitidos, somente no antepeito.

Moderada

58 - 61 cm

29 - 34 kg

54 - 57 cm

25 - 29 kg

Grã- Bretanha

Grupo 8

Recolhedor - caça

Golden Retriever

O Golden Retriever adapta-se bem a diferentes situações de vida desde que os donos o mantenham bem exercitado. Um grande pátio cercado ou uma área segura que forneça espaço para correr e brincar é o ideal, mas um Golden Retriever também vive bem num apartamento. Nesta situação, é importante verificar as regras em relação a cães e outros animais nos parques e áreas públicas próximos para determinar quais são os mais adequados para levar o seu cão de modo a ele poder fazer exercício.

PADRÃO OFICIAL

CBKC n° 111, de 30/4/94.FCI n° 111 e, de 24/6/87.

País de origem: Grã-Bretanha.

Nome no país de origem: Retriever (Golden).

Utilização: buscar a caça.

Prova de trabalho: para o campeonato, independe.

APARÊNCIA GERAL:O Golden Retriver é simétrico, balanceado, ativo, poderoso, de movimentação fluente, com a linha superior de nível; íntegro com expressão afável.

CARACTERÍSTICAS: obediente, inteligente e uma vocação natural para o trabalho.

TEMPERAMENTO: afável, amigo e autoconfiante.

CABEÇA E CRÂNIO: balanceada e bem cinzelada, crânio largo, sem ser grosseiro; bem articulado com o pescoço, focinho poderoso, largo e profundo. O comprimento do focinho é igual ao do crânio (distância do stop ao occipital). Stop bem definido e trufa preta.

Olhos - inseridos bem separados, marrom-escuro, rima das pálpebras, escura.

Orelhas - Tamanho moderado, inseridas quase no nível dos olhos.

Boca -
Maxilares fortes, com mordedura em tesoura, perfeita, regular e completa, isto é, os dentes superiores sobrepõem-se aos inferiores, encaixando-se com os da mandíbula.

PESCOÇO:
de bom comprimento, musculoso e sem barbelas.

ANTERIORES:
membros retos, com boa ossatura, ombros bem articulados, escápulas longas, com úmeros de comprimento igual, apoiando as patas dentro da projeção vertical do corpo. Cotovelos bem ajustados.

TRONCO:
balanceado e curto, peito profundo. Costelas bem arqueadas. Linha superior de nível.

POSTERIORES:
lombo e membros fortes e musculosos, pernas bem constituídas e joelhos bem angulados. Jarretes bem curtos visto por trás, retos e corretamente direcionados para frente. Jarretes de vaca são altamente indesejáveis.

PATAS: redondas, como as do gato.

CAUDA:
inserida e portada no nível do dorso, alcançando o nível dos jarretes, sem enroscar na ponta.

MOVIMENTAÇÃO:
poderosa, com boa propulsão e os membros anteriores trabalhando, com os posteriores, em planos paralelos. Andadura de passos largos e livres, sem indício de movimentação com ação elevada nos anteriores (hackney).

PELAGEM:
dupla, reta ou ondulada, bem cheia e densa. Subpêlos resistentes à água.

COR:
qualquer tonalidade de dourado ou creme, nem vermelho nem mogno. Alguns fios de pêlo branco são permitidos, somente no antepeito.

TALHE:
altura na cernelha, para machos, de 56 a 61 cm e, para fêmeas, de 51 a 56 cm.

FALTAS:
qualquer desvio, dos termos deste padrão, deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade.

NOTA:
os machos devem apresentar os dois testículos normais, bem acomodados na bolsa escrotal.